Hungria

 

     

 

   A Hungria, com uma população de cerca de 10 milhões de habitantes e uma história milenar, tem no setor vitivinícola uma das principais atividades agrícolas. Como resultado da sua enorme diversidade nesse setor, a Hungria apresenta atualmente um conjunto de 22 diferentes regiões produtoras. No ano de 1996 a Hungria atingiu o 12º lugar entre os principais produtores mundiais, com uma produção aproximada de 4 milhões de hectolitros (como termo de comparação,  Portugal  produziu 9 milhões de hectolitros no mesmo ano, ocupando o 7º lugar).

 

   A história da vitivinicultura húngara foi fortemente marcada pela presença dos diversos povos que habitaram o país ao longo dos tempos. É atribuída aos romanos a instalação das primeiras adegas e das primeiras vinhas dignas desse nome nas regiões de Szerémség, Baranya e Tolnai. Mais tarde, com as conquistas de vastas zonas, feitas pelas tribos magiares (869 d.C.), das quais algumas constituem o atual território da Hungria, surgiu uma das principais regiões vitivinícolas - a de Tokaj-Hegyalja - situada no nordeste da Hungria, tornou-se ao longo do tempo uma das principais do país.

 

    A Hungria foi dividida pela lei de 1997 em 22 regiões vinícolas, das quais a mais importante mundialmente é a de Tokaj-Hegyalja.


   Tokay ou Tokaji é o vinho mais famoso da Hungria, tendo sido o primeiro vinho do mundo produzido com uvas botritizadas, isto é, submetidos a um fungo que resseca os bagos, aumentando o seu teor de açúcar. Data de 1571 a primeira menção a vinhos aszú (botritizados).

   Em 1737, a área de cultivo foi delimitada por decreto real.

   Em 1772, nasceu o primeiro sistema mundial de classificação de vinhedos, que previa: Grande Cru, Primeiro Cru, Segundo Cru, Terceiro Cru e não-classificados. Em 1995, foi estabelecida a nova classificaçãode vinhedos.
    A colheita se inicia, tradicionalmente, no dia 28 de outubro, prolongando-se as vezes até o final de novembro.

 

 

 Variedades Mais Cultivadas:

   As principais castas utilizadas em Tokaj-Hegyalja, notadamente para a elaboração do Tokaji, são fundamentalmente as Furmint (com um elevado potencial aromático), Hárslevelü (proporciona um elegante bouquet) e Muscat.

   As outras castas mais cultivadas são : Chardonnay, Sauvignon Blanc, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Olaszrizling, Riesling, Blaufrankisch.