A Argélia possui uma indústria vinícola de dimensões incomuns para um país muçulmano. Cerca de 60.000ha de vinhedos permanecem como um legado da soberania francesa(1830-1962). A produção caiu muito desde a independência, e hoje cerca de 50%das vinhas são usadas para uvas de mesa, mas o vinho ainda é um produto de significativa exportação. As melhores regiões da Argélia ficam na costa norte, onde o clima mediterrâneo produz vinhos tipicamente robustos e de alta graduação alcoólica. As principais cepas são as tintas Carignan, Alicante Bouschet, Cinsault e Grenache, muitas plantadas pelos franceses nos anos 50. Há também cepas brancas como Ugni Blanc e Clairette. As variedades de melhor qualidade, como Cabernet Sauvignon e Merlot, estão aparecendo lentamente. Apesar de existirem mais de 70 vinícolas, a indústria é quase toda dominada pela ONCV, controlada pelo Estado.
As zonas de vinhos de qualidade estão concentradas nas províncias de Orã e Algéria, na costa Mediterrânea. Há sete zonas oficialmente reconhecidas para a produção de vinhos de alta qualidade.
Orã
Orã sempre foi a província maior produtora de vinhos de melhor qualidade.
Coteaux de Mascara
Região de vinhos considerados tradicionalmente de Appellation d´origine (certificação de qualidade), faz do vinho algeriano de excelente qualidade, especialmente os tintos, embora vinhos brancos também sejam produzidos. São conhecidos o Clos Faranah e o Sidi-Brahim.
Coteaux de Tlemcen
Outra região de vinhos considerados tradicionalmente de Appellation d´origine, na fronteira com o Marrocos, produzindo vinhos tintos, brancos e rosés, fortes e suaves.
Outras regiões no Orã
Ain-Temouchent, Ain-el-Turk, Sidi-Bel-Abbes, Messarghin, La Sanca, Arzen. Monts du Tessala é região considerada de Appellation d´origine.
Algéria
É a segunda maior região produtora de vinhos, em função das áreas montanhosas mais frias.
Miliana
Região produtora de vinho tinto forte desde a ápoca colonial.
Medea
Região considerada de Appellation d´origine , produtora de vinhos tintos finos.
Dahra
Região montanhosa, perto do mar, produtora de vinhos tintos e brancos considerados de Appellation d´origine.
Mostaganem-Dahra
Esta região produz vinhos tintos, brancos e rosés, especialmente Picard-Dahra, Dahra-Mostaganem, Mostaganem e Rivoli-Mazagran.
Outras regiões da Argélia
Ain-Bessem e Coteaux du Zaccar são regiões consideradas de Appellation d´origine. Oueds Issers e Sebdou produzem vinhos de mesa.